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sábado, 6 de julho de 2013

Fichamento " Funções e papéis da tecnologia."

VIEIRA, A. T. Funções e papéis da tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.

1) Resumo:

O autor faz uma análise do processo e da importância da gestão da informação no ambiente organizacional com o uso da tecnologia. Inicialmente, traz a diferenciação conceitual entre dado, informação e conhecimento. Explicita, então, que o dado pode se transformar em informação por meio do uso de tecnologia, mas a informação só se transformará em conhecimento com a atuação do ser humano. No caso da instituição escolar é necessário o estudo e análise de suas rotinas, sendo que tal processo é facilitado pelo uso de um ambiente informatizado. Para a criação de tal ambiente é necessário que o gestor entenda a dinâmica da instituição, visto que o sucesso e eficácia da informatização estão relacionados às características e especificidades organizacionais.

2) Citações principais do texto:

 “Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno (...). Sabemos também que esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula.” (p. 1)

“ Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola.” (p. 1)

 “Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição.” (p. 1)

“Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.” (p. 1)

“Já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem. Como acontece com qualquer mensagem, normalmente ela tem um emitente e um receptor.” (p. 2)

“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; ficam também para nós a função de definir os aspectos relativos à categorização, ao cálculo e à condensação dos dados.” (p. 3)

“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações.” (p. 3)

“Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados. A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana.” (p. 4)

“Assim, para serem gerados novos conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre as informações disponíveis em um dado momento e contexto.” (p. 4)

“Então, se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas (presenciais ou virtuais) entre pessoas que os detêm — simplesmente porque trabalham juntas, no mesmo ambiente, ou a partir de reflexões que realizam a respeito de rotinas e procedimentos já estruturados em uma instituição escolar.” (p. 5)

“A criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente.” (p. 6)

“Conforme foi analisado anteriormente, a produção de uma informação, a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação. Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização.” (p. 8)

3) Comentários(parecer e crítica):

O texto traz uma reflexão sobre o uso de tecnologia e seus benefícios, mas um questionamento que surge é como fazer que ela seja uma aliada no processo gerencial? Isso requer que o gestor seja alguém que prime pela aquisição conhecimento e sua disseminação, ou seja, um indivíduo com liderança democrática e que valorize a fluidez da comunicação.  Ao ocupante do cargo gerencial é imprescindível conhecer os conceitos envolvidos na inserção da tecnologia, assim como compreender o funcionamento da instituição considerando as diversas variáveis relacionadas como, por exemplo, a cultura e o processo de comunicação.
Com isso, existe uma valorização da atuação humana consciente sobre os dados e informações recebidos, visto que a significação dos mesmos só ocorrerá por meio do olhar do indivíduo, principalmente, do gestor. Esse ator poderá agir de maneira crítica sobre as diversas informações recebidas, melhorando o funcionamento institucional.

4) Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):

Ao falar de tecnologia é preciso ter em mente a ideia de uma fonte quase que inesgotável de possibilidades. Assim, como o gestor pode usar e incentivar o uso de maneira efetiva dessa ferramenta em uma instituição onde a cultura do comodismo, do fracasso e da desvalorização profissional está arraigada aos conceitos e comportamentos dos indivíduos que compõem a instituição?


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