VIEIRA, A. T. Funções e papéis da
tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.
1) Resumo:
O autor faz uma análise do processo
e da importância da gestão da informação no ambiente organizacional com o uso
da tecnologia. Inicialmente, traz a diferenciação conceitual entre dado,
informação e conhecimento. Explicita, então, que o dado pode se transformar em
informação por meio do uso de tecnologia, mas a informação só se transformará
em conhecimento com a atuação do ser humano. No caso da instituição escolar é
necessário o estudo e análise de suas rotinas, sendo que tal processo é
facilitado pelo uso de um ambiente informatizado. Para a criação de tal ambiente
é necessário que o gestor entenda a dinâmica da instituição, visto que o
sucesso e eficácia da informatização estão relacionados às características e especificidades
organizacionais.
2) Citações principais do texto:
“Sabemos dos vários
benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno
(...). Sabemos também que esse trabalho só se concretiza quando o professor
domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os
para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula.”
(p. 1)
“ Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a
tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da
escola.” (p. 1)
“Conhecimento não é dado
nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre dado,
informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos
que nem sempre são adequados para uma certa instituição.” (p. 1)
“Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos
a eventos.” (p. 1)
“Já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação
audível ou visível, é uma mensagem. Como acontece com qualquer mensagem,
normalmente ela tem um emitente e um receptor.” (p. 2)
“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na
transformação de dados em informações. No entanto, raramente podem ajudá-los no
que se refere ao contexto que permite dar um sentido aos dados; ficam também
para nós a função de definir os aspectos relativos à categorização, ao cálculo
e à condensação dos dados.” (p. 3)
“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e
bem mais rico do que os dados e as informações.” (p. 3)
“Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que
informações, derivam de dados. A capacidade de transformar informação em
conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da
mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana.” (p. 4)
“Assim, para serem gerados novos conhecimentos faz-se necessário
realizar ações sobre as informações disponíveis em um dado momento e contexto.”
(p. 4)
“Então, se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o
conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um
determinado conhecimento possa ser acessado, seja por meio de relações diretas
(presenciais ou virtuais) entre pessoas que os detêm — simplesmente porque
trabalham juntas, no mesmo ambiente, ou a partir de reflexões que realizam a
respeito de rotinas e procedimentos já estruturados em uma instituição
escolar.” (p. 5)
“A criação de ambientes informatizados na organização para apoio à
gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as
trocas de informação e a cultura de colaboração existente.” (p. 6)
“Conforme foi analisado anteriormente, a produção de uma informação,
a partir de dados, envolve uma clara intenção daquele que produz a informação.
Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente
estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas
interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia
e reforço ou em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de
clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização.” (p.
8)
3) Comentários(parecer e crítica):
O texto traz uma reflexão sobre o
uso de tecnologia e seus benefícios, mas um questionamento que surge é como
fazer que ela seja uma aliada no processo gerencial? Isso requer que o gestor
seja alguém que prime pela aquisição conhecimento e sua disseminação, ou seja,
um indivíduo com liderança democrática e que valorize a fluidez da comunicação. Ao ocupante do cargo gerencial é
imprescindível conhecer os conceitos envolvidos na inserção da tecnologia,
assim como compreender o funcionamento da instituição considerando as diversas
variáveis relacionadas como, por exemplo, a cultura e o processo de
comunicação.
Com isso, existe uma valorização
da atuação humana consciente sobre os dados e informações recebidos, visto que
a significação dos mesmos só ocorrerá por meio do olhar do indivíduo,
principalmente, do gestor. Esse ator poderá agir de maneira crítica sobre as
diversas informações recebidas, melhorando o funcionamento institucional.
4) Questionamentos (questões levantadas e dúvidas):
Ao falar de tecnologia é preciso
ter em mente a ideia de uma fonte quase que inesgotável de possibilidades.
Assim, como o gestor pode usar e incentivar o uso de maneira efetiva dessa ferramenta
em uma instituição onde a cultura do comodismo, do fracasso e da desvalorização
profissional está arraigada aos conceitos e comportamentos dos indivíduos que
compõem a instituição?
Nenhum comentário:
Postar um comentário